Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

domingo, outubro 26

Leituras de fim de semana (II)

1. Ainda a PÚBLICA (desculpem a publicidade mas é para isto que o engenheiro também me paga). Vem lá, com a autoria da Joana Gorjão Henriques (e eu ela somos Henriques pelo lado do tio Afonso), o melhor trabalho que já se escreveu sobre o Pipi. Para já creio ser a primeira conversa com o Mestre em que ele fala a sério, o que é uma novidade. Mas, mesmo falando a sério, aprendo com ele. Isto, por exemplo: "A palavra onanismo vem de Onã, personagem bíblica; essa personagem não se masturbava, foi morta por Deus por praticar o coito interrompido. Aquilo que nos querem fazer crer é que, por ter morto Onã, Deus foi contra a masturbação. E tal não sucede. Deus é contra as quecas mal dadas,creio que é essa a moral da história."
Acredito nesta história, agrada-me acreditar. Acelera a minha conversão religiosa, que tem uns dias melhores do que outros. Explicarem-me assim as coisas ajuda.

2. Ainda o Pipi. Discordo da parte do artigo em que se diz que o Pipi "diz o que todos os homens pensam mas nenhum tem a coragem de dizer". Na medida em que o blog é anónimo (e assim deve permanecer) não há ali "coragem" nenhuma; só um imenso talento. "Coragem" é outra coisa - cuidado com o peso das palavras.

3. Mais Pipi. É de admirar a genuína humildade, sobretudo quando ela vem de onde menos se espera. "Considerava-me um conhecedor de calão mas [lendo o Pipi] cheguei à conclusão que estava na instrução primária", confessou Vasco Graça Moura. Mas não estávamos todos, antes de O Mestre nos iluminar? E Ferro Rodrigues? Será que, se conhecesse o Pipi, não seria capaz de outros desabafos ao telefone? E o presidente do Tribunal da Relação de Lisboa?
JPH
|| portugalclassificado, 20:38

0 Comments:

Add a comment