Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

sexta-feira, outubro 31

A “análise” da “agenda da blogosfera” (texto final)

Quem acha que é possível fazer "um dia", mesmo "com a distância que o tempo trará", uma "análise" da "agenda da blogosfera", é porque da dita blogosfera ainda não percebeu nada de nada. Não percebeu nem vai perceber nunca porque acha que é sempre possível fazer a "agenda" do que quer que seja: do padeiro da esquina à beata que vai na procissão, do turista japonês à classe política (toda), passando, de caminho, pelos jornalistas (todos). Acontece que a “blogosfera” é uma “coisa” que ninguém sabe onde começa nem acaba - pela simples razão de não há começo nem fim, nem espaço ou comunidade.

Quem acha que é possível, um dia, fazer a "agenda da blogosfera", fará um dia essa agenda partindo, apenas, do seu universo de "favorites"/"bookmarks" e compartimentando esse "universo": blogs de jornalistas, blogs académicos, blogs culturais, blogs de sectores profissionais (médicos, advogados, professores), blogs de humor, blogs pessoais e diarísticos, etc, etc, etc.

Até admito que o fará com preocupações de equidade, para aparentar justeza e visões “open minded” da “coisa”. Mas nunca ao ponto de assumir que, na verdade, não está a fazer “análise” nenhuma da "agenda da blogosfera", nem mesmo da blogosfera que conhece. Fará apenas a "análise" da blogosfera que admite publicamente conhecer.

Isto, na verdade, não é "análise" nenhuma, é uma fraude. Quem acha que é possível fazer uma “análise” da “agenda da blogosfera” já tem uma tese definida na cabeça. Limitar-se-á depois (seleccionando, compartimentando) a adequar a realidade ao seu pensamento.

É, além do mais, cair num dos erros mais frequentes do jornalismo (desse que tanto se critica), o de tomar o todo pela parte, de generalizar, de rotular à pressa e sem atenção às "nuances" todas, de (lugar comum horrível) confundir a árvore com a floresta.

Fazer uma “análise” séria e honesta da "agenda da blogosfera" é uma impossibilidade absoluta. Tem-se em demasiado boa conta quem o acha possível. É um fantasma ao espelho: não se vê - imagina-se.
|| JPH, 13:23

1 Comments:

شركة مكافحة صراصير بعنيزة
 شركة مكافحة البق بعنيزة
شركة تنظيف المنازل بعنيزة
شركة مكافحة الحشرات بعنيزة
مكافحة النمل الابيض بعنيزة
Blogger furnitureswrry, at 7:37 PM  

Add a comment