Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

sábado, outubro 11

Profissões que desapareceram (III)

Recebemos, e queremos continuar a receber, se acharem por bem, algumas contribuições para esta série. Uma delas, porém, sobre os jornalistas, desapareceu do nosso mail. Se o autor pudesse reenviar, agradecia.

José Silvestre lembrou-se, a este propósito "dos amoladores de tesouras (e facas) que costumavam invadir as ruas com o silvo característico das suas gaitas de beiços, e também dos relojoeiros que à custa de tanto relógio digital vão, aos poucos, entrando para essa categoria das profissões em vias de extinção."

Joaquim Paulo Nogueira, que inventou para esta secção um título muito melhor do que aquele que inventei (a saber: "Obituário das profissões") fala de uma série de actividades ligadas ao teatro que ou morreram ou estão a morrer.

"Já houve um tempo em que os pintores de telões não tinham mãos a medir. Os telões eram pintados à mão, exigindo tempo e grandes superfícies tanto para a preparação do pano como para a pintura e secagem. Hoje a tecnologia de impressão permite sofisticados efeitos mas haverá sempre quem, ao passar à porta de um teatro, se recorde de uma vivacidade apelativa que só aquele artesanato conseguia criar;

Durante muitos anos pareceu impossível que a representação pudesse ocorrer sem a compreensiva e discreta intervenção do ponto. Hoje já não é assim, como destaca um excelente trabalho aparecido na Visão, a que já aqui fiz referência.

...não será ainda a extinção do contra-regra, talvez apenas o desparecimento daqueles quase míticos contra-regras que, sem deixarem discípulos, foram vendo também muitas das suas funcionalidades escaparem-se para outras actividades, desde a direcção de cena até à polivalente e muito usada hoje assistência de cena.

[quem consulte o pequeno tratado de encenação de António Pedro, encontrará decerto muito mais profissões em desuso, muitas delas especificamente ligadas ao universo do teatro de revista, este também, enquanto se espera a criação de uma área protegida no Parque Mayer, em vias de extinção. Ou melhor, em luta contra a sua extinção. O que poderá, felizmente, não ser a mesma coisa.]
"

Obrigado.
|| JPH, 16:25

0 Comments:

Add a comment