Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

terça-feira, março 23

Esquerda - a separação das águas (resposta)

1. Revejo-me num texto (assinado "Rui") contido na caixa de comentários do texto do Daniel Oliveira intitulado "Está tudo trocado". Reza assim o dito comentário: "Penso que está claro que existe um estado de guerra entre Palestina e Israel. A Palestina utiliza as armas que estão à sua disposição, nomeadamente em ataques com homens bomba. No entanto Yassin não era um "politico". Era um general. Só que um general que defendia o ataque generalizado à população civil [israelita]. Que estabelecia, quando ainda planeava os ataques, alvos civis como prioridade. Em guerra, o ataque, seja por que forma for, aos líderes politicos não é um acto ignóbil. É uma consequência do estado de guerra. Sharon é um alvo admissivel nesta guerra. Os civis israelitas ou palestinos não. A menos que sejam atingidos aleatoriamente e sem terem sido considerados alvos pré-determinados." Nem mais!

2. Isto resume-se, então, no seguinte: anteontem decorreu, com sucesso, uma operação militar israelita de eliminação de um líder militar inimigo. Morreram com ele palestinianos que se ofereceram como escudos humanos do homem, sabendo os riscos que corriam. Admito (uma vez sem exemplo) que o Francisco José Viegas pode ter razão quando afirma que a operação foi, do ponto de vista político, um erro. Mas isso é política. Quanto à legitimidade militar da operação ela é inegável. Em nenhum plano esta operação é comparável aos actos terroristas de bombistas-kamikaze que se vão matar para dentro de autocarros, restaurantes, etc.

3. Pedro Oliveira escreveu no Barnabé que eu não sou "lá grande coisa a escrever", além de não saber ler. Está no seu direito. Parece-me uma resposta proporcional ao facto de eu ter considerado que um seu 'post' sobre o assassinato do líder do Hamas era próprio de uma "esquerda burra".

4. Sobre jornalistas blogueiros remeto Filipe Moura para um texto do João Fernandes. Está lá tudo o que penso. Permite-me o Filipe Moura que eu tenha opinião sobre as coisas (qualquer coisa, de Israel à Scarlett Johanson) fora do jornal onde trabalho?
|| JPH, 17:03

0 Comments:

Add a comment