Isto das receitas adquiriu uma dimensão que não imaginávamos. Agora chovem mails.
Sopa Assada
Coza uma galinha, de preferência, do campo. No caso de não arranjar, as outras tb dão...bom, mas coloque na panela os temperos necessários e umas tiras de presunto (cortadas míudas).Reserve a água da cozedura. Coza à parte massa de cotovêlo, mal cozida (al dente). Depois disto feito, coloque metade desta massa no fundo dum pirex, e junte a galinha cozida e previamnte desfiada, as tiras do presunto e cubra isto com espargos de conseva, depois coloque por cima a outra parte da massa e leve ao
forno a gratinar. Sirva com a sopa da galinha que as pessoas irão colocar, no prato da massa, conforme gostem de mais molho ou menos. Vão ver como é bom!Um abraço e continuem a ser como são.
Fátima Rosado
Do nosso leitor António Pereira recebemos três receitas. Ei-las:
Caldeirada de Mexilhões (in Roteiro Gastronómico de Portugal)
Ingredientes:
·2 kg de mexilhões;
·2 cebolas;
·1 copinho de azeite;
·60 g de margarina;
·1 copinho de vinho à Madeira;
·1 raminho de salsa picada;
·sumo de 1 limão;
·3 tomates;
·sal;
·piri-piri q.b.
Confecção:
Limpe os mexilhões esfregando-os com uma escova. Num tacho com azeite e margarina refogue as cebolas
descascadas e cortadas em rodelas, a salsa, os tomates lavados e cortados em pedaços, o vinho da Madeira e o piri-piri. Quando tudo estiver bem refogado, junte os mexilhões e, quando estes abrirem, retire-lhes a concha vazia e regue-os com o sumo do limão. Coloque-os numa travessa juntamente com o seu molho e sirva.
Sopa de cação
Ingredientes
Postas de Cação - 4
Azeite - 3 colheres de sopa
Coentros - 1 ramo
Alhos - 3 dentes
Vinagre - 1 chávena
Farinha - 1 colher de sopa
Pão - 200 g
Sal q.b
Louro - 2 folhas
Colorau - 1 colher de chá
Preparação
As postas do cação devem ter cerca de 3 cm de espessura. Depois de bem arranjado o peixe, põe-se de
molho durante duas horas em água vinagre, sal e louro. Refogam-se no azeite os coentros e os dentes de alhos picados. Adiciona-se depois a pouco e pouco a água necessária para a sopa. Tempera-se de sal e
introduz-se o cação. Deixa-se cozer. Depois adiciona-se à sopa meia chávena de vinagre onde se
desfez a farinha e, querendo, uma colher de chá de colorau. Deixa-se ferver até que a farinha não saiba a
cru. Corta-se o pão às fatias finas, que se colocam bem acamadas numa terrina. Regam-se com o caldo e por cima dispõe-se o peixe. Serve-se imediatamente.
Ensopado de Borrego
Ingredientes (4 pessoas)
Carne de Borrego - 1,2 Kg
Cebolas médias - 2
Vinho branco - 4 dl
Margarina - 1 colher de sopa
Alhos - 2 dentes
Louro - 1 folha
Pimenta q.b
Tomates maduros - 3
Batatas novas - 0,5 Kg
Pão qb
Sal q.b
Preparação:
Corta-se a carne em bocados, tempera-se com com sal, vinho branco, alhos picados, louro e pimenta. Aguarde pelo menos uma hora. Leve ao lume as cebolas picadas, o óleo e a margarina. Quando a cebola ficar transparente adicione o borrego escorrido. Cozinhe uns minutos com o tacho destapado. Quando a carne começar a secar adicione o tomate pelado e cortado aos pedacinhos e a marinada. Tape o tacho e mantenha-o em fervura lenta até a carne estar macia. Se achar necessário acrescente um pouco da água a ferver. Apure o molho e rectifique os temperos. Dentro de uma travessa funda disponha o pão cortado às fatias. Cubra com o borrego e o molho. Polvilhe com salsa picada. Acompanhe com as batatinhas cozidas.
Nota final: O Glória Fácil prescinde totalmente de reclamar (porque seria mentira) qualquer espécie de originalidade primordial em matéria de culinária blogosférica. Um abraço a todos. Bom dia.