Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

segunda-feira, março 1

Receitas - uma espécie de "best of"

Isto das receitas fez o seu caminho. A Ana lançou o rancho pobre, eu depois acrescentei a caldeirada e desde aí que a coisa não pára. Impõe-se uma resenha.

1. No Mar Salgado, FNV teorizou, em linguagem quiteriana, sobre o problema do arroz de bacalhau. Anunciou ter resolvido um problema que o "afiligia há muito". Apreciei. Devo dizer que de um lados da minha família (o coimbrão) a bacalhauzada natalícia implicava, além das batatas e das couve, o arrozinho do dito. Rego-o com azeite, no prato. Não se dispensa a companhia de um ovo cozido.

2. A minha caldeirada a despachar, comprada no supermercado e tudo, mereceu comentários do Filipe Moura e do Ernesto. O Filipe considerou "burguês" o uso de gambas cozidas. Expliquei que o que interessa é usar na produção da caldeirada o caldo da sua cozedura. O Ernesto endoideceu propondo poejos. Poejos para mim dá licor e é tudo.

3. O António Colaço também aderiu à conversação, apresentando uma complicadissima receita de robalo no capote. Fiel aos seus eternos clichets de esquerda, defendeu que o grão de bico deve ser cozido em casa e comprado nos mercados. Comentário oficial: Pois. O Colaço também deve ser saudado por, uns posts abaixo, ter feito uma referência a uma tal de Teresa Dias Mendes, excelente morena das minhas relações que trabalha na TSF.

4. Gabriel Silva, dessa nova holding blogosférica que d? pelo nome de Blasfémias, propôs-me um "bom, tradicional e genuíno Cozido à Portuguesa". Três notas: a) Que o Blasfémias faça juz ao nome, que isto anda muito doce; b) A receita do Cozido é muito conservadora. Isso constituiu uma violação flagrante do (modesto) objectivo do Blasfémias: ser uma "referência do liberalismo nacional". c) Por mim, aposto no "fast food" à portuguesa.

5. Precisamente no âmbito desta nova "fast food" à portuguesa, L. Bonifácio publica uma receita de sopa dourada que me parece de lamber os beiços e chorar por mais.

6. É tudo. Bom proveito!
|| JPH, 14:10

0 Comments:

Add a comment