Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

domingo, abril 25

Espanto (II)

É claro que sou ingénuo, que não devia atirar os foguetes antes da festa acabar, etc, etc. No post 'Espanto' disse que, hoje, os blogues de direita ou estão calados ou estão de esquerda. Enganei-me, evidentemente. Não tinha reparado no "25 de Abril, nunca", de Rui Albuquerque (RA), no Blasfémias.

Haveria (há) uma imensidão de coisas a dizer para contrariar aquele texto. Mas eu, para já, só queria salientar a sua profunda sinceridade. RA recusa pertencer a uma direita envergonhada que tem medo de dizer que é de direita ou que, em dias como o de hoje, tenta ser um bocadinho menos de direita, quiçá até ligeiramente de esquerda. Assim é mais clarinho. Sublinho: a sinceridade.

Ora bem, a possibilidade da sinceridade é, justamente, uma das grandes "conquistas de Abril" (o chavão não me assusta). É pena que RA não o tenha dito. Mas para isso há duas explicações:

1. Só lhe interessa afirmar o que lhe permite concluir que "25 de Abril, nunca";
2. Se dissesse antes do 25A o que hoje diz, nenhum mal daí resultaria para a sua própria pessoa. As suas verdades são tão autorizadas hoje como eram no anterior regime. Já as minhas, nem por isso. Hoje posso falar, "dantes" isso ter-me-ia custado a liberdade. Imagine RA, por exemplo, o que lhe teria acontecido, "antes", se tivésse publicado algures um texto intitulado "28 de Maio, nunca"? Não consegue imaginar, não é? Explico-lhe porquê: Porque você, RA, nunca o teria escrito.
|| JPH, 21:37

0 Comments:

Add a comment