Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

quarta-feira, maio 26

Nós, os outros e Michael Moore

Parece que o novo documentário do sr. Moore é uma trampa. À cautela, acredito. Parece que está a ser muito complicada a sua distribuição nos EUA. Também acredito. Parece que isto é o "mercado" a funcionar. Pois que seja.

O que sei é que isto é muito mau sinal sobre a saúde democrática desta América - a de Bush, claro. E sei também que é pouco "operativo" (quer dizer: não dá jeito) garantir que ser anti-Bush não é ser anti-EUA. Enfim, sei isto tudo. E mais uma coisa: que cada vez me sinto mais próximo da Turquia do que desta América. A culpa, garanto, não é minha. Nem sequer da Turquia.

"Nós" e os "outros"? Sim, admito o conceito. Já não admito que isto se resuma só a que os "nós" seja igualizado ao ocidente civilizado, democrático, cristão, e que os "outros" sejam só os do fundamentalismo islâmico.

A diferença, de facto, a diferença "operativa", é entre a tolerância ("nós") e intolerância (os "outros"). E, sendo assim, o que sinto é que esta América está cada vez mais próxima dos "outros". Por mim, juro que estou no sítio onde sempre estive. Eles é que se afastaram. E, claro está afastaram-se em direcção àqueles que combatem. Como pode isto ter acontecido? Onde irá parar?
|| JPH, 12:40

1 Comments:

افضل مخططات رابغ
Blogger Mahmoud Amin, at 12:29 AM  

Add a comment