Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

quarta-feira, junho 23

Como eu perdi o medo do prof. Vital Moreira

O prof. Vital Moreira é um mito vivo há trinta anos. O prof. Vital Moreira é um “histórico” – um “histórico” da Constituinte, um “histórico” dos renovadores do PCP, um “histórico” da história recente. O prof. Vital Moreira tem a sua imagem associada a estruturas com excesso de “gravitas” (o Tribunal Constitucional, por exemplo) e sempre, na televisão, aparecia “très grave, excèssivement grave”. E depois, pertence à Universidade de Coimbra, vive na famosa Lusa Atenas, cujos rituais tribalísticos são, para mim, de longe mais incompreensíveis que os de Atenas. Eu sempre tive medo do prof. Vital Moreira, com quem nunca tinha falado na vida.
Quando o “Causa Nossa” começou, rapidamente o prof. Vital Moreira se tornou a revelação “blogger” do ano – atento, rápido, eficaz, intercomunicante. Foi no “Causa Nossa” que se começou a descobrir um “outro Vital Moreira”, despojado de “gravitas”. Ontem, pela primeira vez na vida, falei com o prof. Vital Moreira. No Lux, na festa dos seis meses do Causa Nossa. O que estou a escrever neste post disse-lho ontem, meia basbaque. O prof. Vital Moreira que estava à minha frente no Lux não tinha às costas o peso da Lusa Atenas e do Tribunal Constitucional – parecia aquilo que, numa linguagem talvez demasiadamente desprovida de “gravitas” se chama “um tipo porreiro”. Não sei se isto é a mística dos blogues ou o que é, mas o que seja é muito bom.
|| asl, 14:14

0 Comments:

Add a comment