Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

terça-feira, junho 29

O encanto do sistema

É este: a Constituição permite tudo. Que se convoquem eleições antecipadas ou que não se convoquem. Ou até, como propõe Jorge Miranda, que se faça tudo: nomear novo Governo (com Santana a PM) e convocar eleições antecipadas.

O tempo é de política. Política pura, política da melhor - política da razão, da sensibilidade, do bom-senso, do senso comum. Política do interesse comum. É uma política que define quem a pratica. Uma política para gente que sabe enfrentar a solidão. Uma política para solitários. Para gente com nervos de aço.

O encanto do sistema é este: elegemos - o país todo, mesmo o que não votaram nele - alguém que tem de ser assim: solitário, forte, racional, imune aos interesses particulares. Elegemo-lo. Foi eleito. Não chegou lá por ser filho do rei; nem por ter comprado a eleição; chegou lá, exclusivamente, pelos méritos próprios.

É isto o essencial: poder decidir porque foi eleito para isso. Agrada-me viver num país em que pude votar para escolher quem decide. É só isto - tão só isto.
|| JPH, 16:43

0 Comments:

Add a comment