Nas férias esqueci-me do correio da Glória. Só hoje li dois mails de mais dois aficcionados da "Morgadinha dos Canaviais"
Escreve Carlos Ribeiro da Fonseca:
Também lamento o esquecimento a que Júlio Dinis foi votado. E, também eu, tenho uma especial ternura pela "Morgadinha", que foi um dos primeiros romances que li e a que volto de vez em quando. Mas de Júlio Dinis gosto de quase tudo. Quanto à preferência da escola por "Uma Família Inglesa", penso que há uma explicação que não implicaria menosprezo pela "Morgadinha". Se bem me lembro, a "Família" não era obrigatória no Liceu, mas no último ano do Curso Comercial. Isso teria a ver com o conteúdo do romance que, como estará lembrada, inclui na sua "trama", como pano de fundo, o negócio do Vinho do Porto, com as implicações de ordem comercial inerentes.
Frequentei os dois tipos de ensino, e foi esta a explicação que o meu professor de Português deu na altura, em respostaa uma pergunta minha. Já então, "Uma Família Inglesa" era a quarta obra de Júlio Dinis, na minha ordem de preferências.
Carlos, eu estudei a "Família" no liceu, mas essas coisas, penso, variavam de ano para ano... Obrigada e um abraço