Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

sábado, setembro 18

A refinaria

Vendo a fotografia, hoje, na capa do PÚBLICO, do imenso terreno ocupado pela refinaria de Leça da Palmeira...e sabendo que o Governo quer pôr aquilo à venda...e que Santana Lopes já garantiu que depois da venda não será permitida ali qualquer "especulação imobiliária"...eu percebi de imediato!

O governo quer dar a Matosinhos um magnifíco Parque da Cidade, todo florestado e cheio de riachos e relvados e escorregas e baloiços para as crianças e montes de mesas de pedra para as famílias do concelho fazerem grandes piqueniques ao fim de semana!

Sim, sim! Só pode ser isto! Quais prédios de luxo com grandes varandas viradas pró mar, quais condomínios fechados com seguranças privados, quais centros comerciais, qual quê! Quanto muito, uma habitaçãozinha social, coisas baixinhas (três andares, no máximo), a preços controlados, para o "povão" da cidade, os que moram nas "ilhas" do Porto e noutros bairros degradados, os casais jovens a iniciarem-se na vida laboral, enfim...como dizer?...esses.

Depois das garantias dadas pelo PM é impossível acreditar que aquilo se tornará numa espécie de Parque das Nações do Norte, uma coisa luxuosa e exclusivista! Nem pensar nisso, estão doidos ó quê?! Aquilo vai ser para o o povão usufruir de lés-a-lés e os ricos que fiquem lá pela Foz, que aí é que estão bem.

(É certo que este novo Parque da Cidade vai ficar aí a uma meia dúzia de quilómetros de um outro, o do Porto. Até já lá estive e fiquei com sensação que cabe lá a população inteira do Porto (e a de Matosinhos) e ainda sobra espaço. Mas também, verdade se diga, que fui lá a um sábado à tarde, aí pelas 16h30, fazia sol, lembro-me bem. A essa hora o povo do Porto e arredores costuma estar todo enfiado nas "matinés" do Norte Shopping, já se sabe. Não admira que aquilo me tenha parecido muito vazio...estupidez a minha...aquilo é pequeníssimo...é evidente que faz falta a Matosinhos um grande Parque da Cidade...e até lá podiam pôr um jardim zoológico, que o da Maia é longe.)
|| JPH, 19:46

0 Comments:

Add a comment