Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

quinta-feira, janeiro 27

Sobre o que (lamentavelmente) João Paulo II não disse sobre Auschwitz

A Igreja Católica enfrentou o Holocausto tendo como chefe máximo o Papa Pio XII. O seu consulado foi, no mínimo, muito controverso. Muitas organizações judias alegam, com fundamento, que Pio XII nada fez para proteger os judeus, muito pelo contrário (podem começar a investigação por aqui).

Ontem ouvi na rádio o teor da mensagem que o Papa João Paulo II emitiu a propósito a libertação de Auschwitz. Para me esclarecer melhor, tive também o cuidado de a ler no site do Vaticano.

Infelizmente, do que li e ouvi da mensagem, faltou-me o principal: que o Papa João Paulo II reconhecesse que a Igreja Católica não pode voltar a ter perante actos como o Holocausto posturas dúbias (no mínimo) como as que teve no consulado de Pio XII. E que por isso deve desculpas aos judeus.

PS - Admito que, em ocasiões anteriores, o Papa até tenha pedido desculpas aos judeus pela conduta do chefe do Vaticano durante a II Guerra. Admito - mas não tenho a certeza e falta-me tempo para averiguar se isso é ou não verdade. Seja como for, se já o tinha feito, nada perderia em ter voltado a fazê-lo. Era o dia certo para o fazer. Só isso.
|| JPH, 22:29

0 Comments:

Add a comment