Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

sexta-feira, maio 6

Abrupto

A culpa não foi de José Pacheco Pereira. A culpa foi da Maria José Oliveira. Foi ela que me apresentou à blogosfera. Eu, como de costume, reagi mal - também reagi mal à Internet quando ela se generalizou na minha redacção. Nem vos digo o que disse da blogosfera: uma ordinarice (pronto, vou dizer. Foi assim: "Blogues? Isso soa-me a peidos na banheira!"). Mas, enfim, foi-me apresentada a blogosfera e acho (tenho quase a certeza) que foi o Abrupto o primeiro blogue que li.

O autor não me era estranho; cruzamo-nos na Assembleia, ele como vice-presidente da sua bancada parlamentar, depois presidente, eu como jornalista. Foi nos tempos da esplendorosa decadência cavaquista, com os casos Duarte Lima e Nuno Delerue a (como se costuma dizer em jornalistiquês) dominarem a actualidade. Foi um tempo único, que recordo com muita saudade (mais saudades do que esse tempo só mesmo de 1997, com Marques Mendes a dar sucessivos nós cegos em Jorge Lacão, na revisão constitucional que abriu caminho aos referendos ao aborto e à regionalização).

Voltando a 94/95: os tempos eram mesmo divertidos; o PSD tinha uma maioria absolutamente esmagadora (muito maior do que a actual); mas estava de tal forma esfrangalhado que conseguiram perder uma votação de uma lei vinda da Defesa, lei que exigia apenas maioria+1 para ser aprovada. Não conseguiram; e o interessante foi que a lei tinha sido feita pelo então líder do partido, Fernando Nogueira. Nessa altura - ressalve-se - José Pacheco Pereira já não liderava a bancada (tinha-se demitido alegando "facadas nas costas" por parte de Nogueira por causa das chamadas "leis da transparência"), a função estava a cargo de Silva Marques. Foi a cereja no topo do bolo do processo de implosão da segunda maioria cavaquista - uma história que, aliás, está para ser contada.

Quanto ao Abrupto, é muito simples: comecei a lê-lo. Depois foi também muito importante o Terras do Nunca e o Pipi. E rapidamente nos apercebemos de quão fácil era fazer um blogue. Nasceu esta espécie de coisa chamada Glória Fácil - que lá para Agosto também celebrará o seu segundo aniversário. Aconteceu comigo e aconteceu com dezenas de pessoas pelo país fora. Leio o Abrupto atentamente, claro. E, evidentemente, o que me interessa são as notas políticas (acho aliás que é isto o que interessa à maior parte dos visitantes do blogue).

Aqui, no Glória Fácil, temos sido muito preguiçosos a parabenizar outros blogues. Uma preguiça que se pode parecer arrogância ou mesmo má-educação - mas é mesmo só isso, preguiça. Contudo, o Abrupto foi para mim (e para a blogosfera toda) demasiado importante para o poder ignorar. Diverte-me recordar, a propósito de JPP, coisas que vivi de muito perto no Parlamento.
|| JPH, 12:00

3 Comments:

افضل شركه خدمات منزليه
شركة تنظيف منازل بالمدينة المنورة
شركة تنظيف خزانات بالمدينة المنورة
شركة تنظيف بينبع
شركة تنظيف بجدة
شركة تنظيف بالجبيل
شركة مكافحة حشرات بالطائف
شركة مكافحة حشرات بالمدينة المنورة
شركة مكافحة حشرات بالدمام
شركة تسليك مجارى بالدمام
Blogger شركات خدمات منزلية, at 5:04 PM  
www0419
polo ralph lauren
patriots jerseys
michael kors handbags
nike outlet
canada goose
jaguars jersey
coach factory outlet
clippers jersey for sale
coach outlet
michael kors uk


Blogger Unknown, at 3:08 AM  


Your site is very helpful
https://www.kiwibox.com/noran/blog/
https://oali78313.wixsite.com/website
http://publish.lycos.com/noranamro
https://www.prokr.net/ksa/jeddah-water-leaks-detection-isolate-companies/
http://tsrob.com/

Blogger omar ail, at 6:02 PM  

Add a comment