Glória Fácil...

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domingo, junho 12

dia da raça

comemorar o 10 de junho com um arrastão de miúdos negros na praia de carcavelos é no mínimo uma ironia. e mais ainda quando por exemplo o pivot de um dos telejornais, creio que o da TVI, falava de um grupo de 'jovens africanos'. jovens, portanto, de áfrica, acabadinhos de desembarcar de uma caravela, a saquear os indígenas que iam encontrando no areal. e sem missangas p'á troca -- malandros.

(para o caso de me aparecer para aí alguém que ache que por ter dito isto acho bem que jovens, negros ou doutra cor qualquer, assaltem pessoas na praia, lamento, mas não. mas também não acho que esta tendência de o discurso dominante colocar os jovens negros sistematicamente de fora -- da nacionalidade, do país, da comunidade -- ao designá-los como estrangeiros seja estranha a este estado de coisas. sem que com isto queira dizer que esse erro desculpa seja o que for)

portugal é branco, disse-me um dia, em entrevista, o rapper general d. é assim que ele o vê, e é assim que muita gente, 'brancos' incluídos, o vê.

uma estranha ilusão de óptica que ergue barricadas e risca fronteiras. e que me lembra aquela notícia que a filomena naves, do dn, assinou há poucos meses. e que dizia, mais coisa menos coisa, que o código genético dos portugueses indicia muito em comum com o código genético dos povos africanos.

surpresa nenhuma, diria eu, tendo em conta a história do país. mas há descobertas científicas que têm a virtualidade de frisar o óbvio.

dito isto, como é que se devem, em circunstâncias como as do 10 de junho em carcavelos, designar os assaltantes? é não relevante a sua cor de pele?

não tive de, enquanto jornalista, escrever sobre este assunto. creio que se o fizesse teria de escrever que, ao que as imagens e os testemunhos publicados indicam, a maioria daqueles jovens eram negros. (chamar-lhes africanos é uma forma de tentar fugir à problemática caracterização pela cor tomando o caminho errado -- o da definição de origem)

muito mais relevante que isso seria saber donde vieram, e como se organizou aquele 'arrastão'. e a que ponto se formulou como emulação de fenómenos de outras paragens.

e como é que se desembrulha este equívoco: o dos nós e do eles.

f.
|| asl, 19:41

1 Comments:

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Blogger jeje, at 1:19 AM  

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