Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

domingo, novembro 6

“Lascia la spina, cogli la rosa”



Opera Proibita, de Cecília Bartoli (Decca), é um disco magistral. Especialmente a aria “Lascia la spina, cogli la rosa”, de Haendel, que exibe a Bartoli no seu melhor. Com a ajuda da Amazon oiça-se um excerto aqui.
[Por volta de 1700, o Papa e os bispos proibiram as óperas, em Roma, em sinal de recolhimento devido ao clima de guerra na Europa. Em 1703, depois de dois sismos terem abalado a cidade sem causar vítimas, a proibição foi reforçada, em agradecimento à intervenção de Deus na protecção aos habitantes da cidade. No entanto, os bispos encomendaram - a Haendel, por exemplo - oratórios ou cantatas (mui parecidas com operas…) para ouvirem no recato dos seus palácios - isto de 1701 até 1710, aproximadamente. A Igreja tem esta tradição, já longa, de grande… coerência!]

As arias têm nomes inspiradores como “Caldo sangue” ou “Il Giardino di Rose”, ambas de Alessandro Scarlatti, ou “Sparga il senso lascivo veleno”, de Antonio Caldara. Ou ainda a cantata, “All'arme si accesi guerrieri (Aria dell Pace)”, de Scarlatti, um hino à paz.
A música é genial e a Bartoli demonstra, mais uma vez, o seu virtuosismo e excelência.
Pense-se o que se pensar da hipocrisia dos bispos, ainda bem que proibiram as operas em 1701. Lá por que, diziam eles, as operas (tão populares em Itália) corrompiam o povo, levando-o a cometer actos imorais!
A música é bela e “sobrevive” às convicções religiosas.
|| Nuno Simas, 00:01

1 Comments:

kobe shoes
kobe bryant shoes
kobe shoes
kobe shoes
links of london outlet store
links of london
louboutin shoes uk
louboutin shoes
jordan shoes
michael jordan shoes
Blogger aaa kitty20101122, at 6:47 AM  

Add a comment