Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

segunda-feira, dezembro 5

o tempo deles

adoro diospiros.

desde pequenina.

havia na quinta dos meus avós maternos um diospireiro enorme, junto a um dos poços, onde o meu pai apanhava aquela espécie de tomates gelatinosos e doces que depois arranjava para mim, num pires.

todo o ano perguntava, como as outras crianças pelo natal, pelo tempo dos diospiros.

a quinta já não é, o diospireiro também não. morreu quando os meus primos resolveram fazer um estábulo ao lado e o xixi das vacas ou coisa que o valha matou a árvore.

nunca perdoei aos meus primos (isso e outras barbaridades, como desenterrar o meu gato favorito para lhe verem o esqueleto e ajudar um tio meu a apanhar e dar sumiço a um dos meus cães porque tinha morto galinhas).

nunca esqueci o meu diospireiro e as suas delícias. e nunca mais comi diospiros tão bons (é um clássico).

mas continuo a tentar (é outro clássico). e não percebo por que motivo nos restaurantes me fazem a mesma cara de estranheza a cada investida, como se estivesse a pedir miolos de macaco ou gafanhotos fritos.

quero diospiros, raios. se há kiwis e mangas e outras tropicalices, que razão apresentam para ignorar um fruto japonês?

talvez seja só uma forma piedosa de me poupar à teimosia de tentar voltar ao sabor em que fui feliz. mas eu insisto: quero poder dizer que não é igual, aferir o mundo de diferença entre o adocicado produto das estufas israelitas e espanholas e aquele sombrio canto do pomar onde no chão se derramavam, num festim de abelhas, os mais maduros exemplares do meu fruto favorito, e o meu pai subia a um escadote para me colher o pecado.

o tempo dos diospiros é curto, de agosto a outubro, e se chover ainda menos. quando acaba fico triste. e apetece-me ter a quem perguntar: falta muito para ser outra vez?
|| f., 20:02

8 Comments:

www0622


kate spade outlet
swarovski outlet
polo outlet
tory burch outlet
kobe shoes
coach outlet
merrell shoes
polo ralph lauren
fred perry polo shirts
ray ban sunglasses
Blogger Unknown, at 10:51 AM  
moncler
chrome hearts online
hermes belt
nike huarache
lebron 14
golden goose
air jordan
yeezy boost 350
nike outlet store online shopping
Blogger zzyytt, at 2:23 AM  
qzz0704
oakley sunglasses
ray ban sunglasses
palladium boots
polo ralph lauren
jimmy choo shoes
oakley sunglasses
harry winston jewelry
nike roshe one
asics shoes
houston texans jerseys
Blogger Unknown, at 3:07 AM  
air jordan 11
adidas nmd
hermes belts
air jordan
off-white
chrome hearts outlet
nhl jerseys
adidas ultra boost 3.0
hogan outlet online
kobe 11
Blogger zzyytt, at 2:20 AM  
2018720 leilei3915
mulberry handbags
christian louboutin
lacoste polo
true religion jeans
polo outlet
mcm outlet
ugg boots
mbt outlet clearance
pandora outlet
coach outlet online
Blogger Unknown, at 6:56 AM  
20180726 xiaoou
pandora charms sale clearance
kate spade sale
malone souliers
coach outlet online
polo ralph lauren
canada goose jackets
michael?kors?handbags
cheap jerseys wholesale
belstaff jackets
nike blazer pas cher
Blogger Unknown, at 7:03 AM  
zzzzz2018.10.15
ralph lauren polo
ralph lauren polo
coach outlet
canada goose outlet
coach handbags
pandora charms
skechers shoes
superdry uk
true religion jeans outlet
pandora outlet
Blogger 5689, at 6:01 AM  
www1024



coach outlet online
nike outlet
ray ban sunglasses
adidas yeezy
clarks shoes
ugg outlet
coach outlet
coach handbags
clarks outlet
hugo boss
Blogger Unknown, at 3:48 AM  

Add a comment