Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

segunda-feira, março 27

mais uma causa

no outro dia pedi à empregada doméstica que comprasse bróculos. bróculos, aquelas coisas verdes, tipo raminhos, que se vendem em qualquer mercearia, estão a ver?

pois a senhora foi ao corte inglês, onde se vendem algumas coisas que não se vendem em mais lado nenhum (tipo yogurtes e kefir de cabra, que são a minha perdição de pequeno almoço) e fez lá as compras todas, razão pela qual dei com uma embalagenzita de plástico transparente com 300 gr de pézinhos de bróculos que asseverava estarem os ditos lavadinhos e prontos a usar até ao dia seguinte (!) mas não ostentava preço em nenhum sítio.

vai daí fui inspeccionar a conta e ia caindo para trás. aqueles singelos 300 grs de bróculos tinham custado 3 euros. 3 euros cada 300 gr dá cerca de 10 euros o quilo. ou seja, dois contitos de réis por quilo de bróculos.

um quilo de bróculos 'dos bons' ali na mercearia do bairro custa 1 euro e trinta!!!!!!!!!!

sou só eu que acho isto absolutamente revoltante?

fiquei tão passada que me dei ao trabalho de ver que raio de empresa comercializa bróculos ao preço de bife do lombo.

é esta

é que, reparem, nem sequer são bróculos de agricultura biológica; são uns bróculos quaisquer, com a particularidade de estarem lavados (como se os bróculos normais costumassem estar cheios de lama) e cortados aos raminhos (sem aqueles talos mais grossos, portanto, dos quais até gosto, por acaso).

não consigo sequer ter ideia da margem de lucro obtida em cada uma daquelas embalagens -- acho que é melhor nem pensar nisso, sou capaz de rebentar de fúria. mas acho que ainda há, no código penal português, o crime de especulação -- aquele que se aplica a quem exorbita o preço de bens de consumo.

é que se isto não é crime, o que será?
|| f., 16:09

5 Comments:

0 feijão verde sem estar prontinho a ir para a panela da sopa estava na praça a 5 €. Se o comprasse prontinho a ir para a panela, já que tive mais de meia a hora a arranjá-lo se calhar também pagaria a 10 € o kg. Já viu o preço das alfaces?
Blogger ana, at 11:46 PM  
e no entanto compra quem quer.
Blogger Fliscorno, at 12:16 AM  
bife de lombo é mais caro. Água a 8 euros os 75cl isso é que caro, e no entanto só compra quem quer
Blogger joaomppr, at 12:54 AM  
Uma mercearia em São João do EStoril vende espinafres a quase 4 euros o quilo.
Blogger GL, at 12:01 PM  
Quase crime é considerar esta situação um crime!
Blogger Ricardo Sebastião, at 6:31 PM  

Add a comment