Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

quarta-feira, abril 26

Habituem-se

A direita está desgostada com Cavaco Silva. Que fez ontem um discurso "social-democrata" (extraordinário!), que não é "liberal" (quem diria?), que isto e aquilo e aqueloutro. Mas calma, muita calma. Eu recordaria que a esquerda também se zangou bastante com os "seus" Presidentes: com Eanes (o PS mais soarista), com Soares (por ter convocado as legislativas antecipadas que deram a 1ª maioria a Cavaco) e com Sampaio (por ter nomeado Santana). Faz parte da história esta obsessão dos Presidentes quererem demonstrar com muito empenho que são mesmo de "todos os portugueses", portanto também daqueles que não o elegeram. Vá lá, habituem-se.

PS1. Ontem defendi que só por puro delírio se poderia detectar no discurso de Cavaco Silva alguma dissonância séria com Sócrates. Mantenho o que disse. Mas evidentemente só por delírio meu poderia achar que esta lua-de-mel durará para sempre. Isso não acontecerá. Basta, para tal, que Sócrates falhe na recuperação económica do país. Não imagino um Cavaco Silva muito diferente dos outros Presidentes que já passaram por Belém. Nenhum se deixou desgastar por culpa de fracassos alheios.

PS2. Filipe Nunes Vicentes foi, que eu tenha reparado, o único bloguista nacional que reparou na potencial carga populista do discurso "social" de Cavaco. Não é preciso conhecer demasiado o personagem para saber que esse perigo de facto existe. Ontem foi o dia para o pré-populismo dos pobrezinhos. Assim à laia de Expresso, antecipo que o discurso do 5 de Outubro, dia por excelência da famigerada "ética republicana", será o escolhido para o populismo anti-"politiquices". E, evidentemente, para mais sonoras sugestões de grandes "pactos" nacionais para isto e para aquilo. Veremos.
|| JPH, 12:56

0 Comments:

Add a comment