Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

quinta-feira, julho 27

os pormenores

ó joão. tá calor, tá. e para aqueles lados deve estar ainda mais. do clima, das bombas, da falta de electricidade para o ar condicionado e para as bebidas frescas, da busca de corpos nas ruínas, da fúria e do desespero, dos coletes à prova de bala e dos tanques, do peso da m16 e dos lança rockets. questões de pormenor, certamente -- mas por menos que isso, só um golpe de sol na faca, o estrangeiro matou o árabe. os cure fizeram o seu primeiro single sobre isso: killing an arab.

não sei se o tal de antisemitismo também pode ser assim uma questão momentânea cegueira. no outro dia, almocei com uma pessoa que muito prezo e cuja exigência moral reputo de altíssima. a dada altura,disse-me: 'mas não acha que é estranho os judeus terem problemas em todo o lado? alguma coisa eles devem ter'.

disse-me depois que era uma provocação. eu, que gosto de provocações, fiquei na dúvida.

quando vejo tanta gente -- como tu, joão -- dizer coisas como 'para o estado de israel questões de pormenor, quando se trata de matar, costumam ser de grande irrelevância' e falar de 'eles' para depois fazer uma graça com a exaltação anti-semita não posso deixar de pensar que há pormenores, nomeadamente discursivos, que são todo um programa.
|| f., 15:44

0 Comments:

Add a comment