Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

domingo, outubro 22

Sociologia dos fretes

Quem saliva demasiado depressa com os desmentidos oficiais aos jornais devia ter um bocadinho mais de calma. Os media nacionais são actualmente o principal saco de areia da blogosfera. Nessa correria - que é um imenso frete ao Governo, para quem se deveria dirigir o escrutínio principal - há quem, inevitavelmente, tropece.

Vital Moreira, por exemplo. É certo que as Finanças emitiram um desmentido categórico a esta manchete do Correio da Manhã. Mas também é certo que, como o próprio Governo admitiu (através dos gabinetes de Sócrates e de Pedro Silva Pereira), a notícia nasceu de um erro do Governo no Orçamento do Estado (o que está explicado aqui e aqui). O suposto erro jornalístico não foi na verdade um erro - foi a denúncia de um erro governamental.

Agora impõe-se perguntar a Vital Moreira: reconhecerá ele o seu próprio erro? Tenho as minhas dúvidas. A exigência que o ilustre blogonauta impõe aos media não se compara, infelizmente, à que exige de si próprio. Eu, se fosse ao Sol, agradecia a indisponibilidade de Vital Moreira para voltar a colaborar com o jornal. Não se ouve quem, na sua pressa de agradar ao Governo, fala sem saber o que diz.
|| JPH, 16:24

0 Comments:

Add a comment