Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

quinta-feira, março 29

era o século xxi, por obséquio

uma pessoa dá por ela e parece que está nos anos 40. ou assim. um dia é o salazar, no outro a irmã lúcia. qualquer dia ligo a tv e não só é a preto e branco como aparece o américo thomaz naquelas tiradas impagáveis, tipo 'hoje é o primeiro dia em que aqui estou desde o último em que cá estive' (e sim, obrigada, escusam de mandar mails a corrigir-me, bem sei que nos anos 40 não havia tv).

enfim. então parece que a rtp esteve ontem o dia todo a fazer directos inflamados de fátima, celebrando o centenário da dona lúcia dos santos, mais conhecida por irmã. não, não posso dizer que isso me surpreenda. aqueles equipamentos da televisão do estado escorrem benzeduras, nem devem conseguir sintonizar mais nada. qualquer dia é só directos do céu, inferno e purgatório, tipo big brother canónico. surpreendente surpreendente é que esta santa mulher, que tanto fez pela imagem de portugal no mundo e no além, não estivesse sequer representada nos 10 grandes portugueses. isso sim, parece impossível. tivesse sido homem e papa ou assim, zuca com ela na lista. mas mulher, nem o facto comprovado e atestado e sei lá mais o quê cientificamente (extremamente, até) de ter passado a vida a falar com toda a sagrada família, deus, anjos e quejandos, lhe serviu para ser distinguida por voto portátil.

ai, povo ingrato.

depois, claro, aparecem uns, com remorsos, a deitar a culpa para os jornalistas. que parece até que há jornalistas que tentam dar a entender, imagine-se, que as histórias das visões e aparições da dona lúcia eram 'marteladas'. mas, por favor, quem é que, sabendo a verdade com v grande, a verdade celeste, liga ao que jornalistas ateus, incréus, acham ou escrevem? quem é que vai agora acreditar que fátima é uma mistificação, quando há volumes e volumes de estudos rigorosos sobre o fenómeno, e a testemunha principal -- na verdade a única, já que os primos coitados se finaram precipitadamente -- nunca desdisse uma letra, uma frase, uma impressão ao longo de 87 anos de vida?

por favor. tenham dó.

e agora, se fosse possível, gostava de poder voltar ao século xxi. se não for muita maçada e não acarretar um milagre, claro.
|| f., 01:23

0 Comments:

Add a comment