Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

sexta-feira, agosto 3

Vitória! (II)

Estou no MIL (Movimento de Informação é Liberdade) desde o primeiro segundo. Orgulho-me de ter estado entre os que convocaram a reunião fundadora. E portanto foi hoje com muita alegria que soube do veto político do Presidente da República ao novo Estatuto do Jornalista. O objectivo número um do MIL era impedir a promulgação do diploma. E isso foi conseguido. Factos são factos.

Pelo meio deu para perceber a desorientação governamental. E até o desespero, bem audível nas palavras do primeiro-ministro na entrevista à SIC, quando considerou um "insulto" os termos do Alerta ao País lançado pelo MIL.

É evidente que o engº Sócrates - além de precisar urgentemente que lhe ofereçam um dicionário -, lida mal com as opiniões que o contradizem. E lida pior ainda quando essas opiniões se organizam e desencadeiam um movimento como o MIL - forte em quantidade e em qualidade.

Uma nota também para o ministro Augusto Santos Silva. Hoje, ao reagir ao veto presidencial, deu mostrar de já estar completamente desligado da realidade. Ao dizer que o veto não toca no essencial do novo Estatuto o ministro atingiu o puro delírio. Se o segredo profissional e o novo regime sancionatório não são o essencial do novo Estatuto então nada é o essencial.

Hoje foi um dia feliz. Para quem está no MIL desde o primeiro momento, só há uma certeza: está para vir o mais difícil. Para o professor Vital Moreira umas excelentes férias.
|| JPH, 23:23

0 Comments:

Add a comment