Os liberais da blogosfera estão escandalizados: a administração Bush nacionalizou (sim, nacionalizou) dois gigantes norte-americanos do mercado hipotecário, a Fannie Mae e a Freddie Mac. "
O socialismo atingiu dimensão planetária",
lê-se no Blasfémias.
"
Este plano é o melhor meio de proteger nossos mercados e os contribuintes do risco sistémico imposto pela situação financeira actual",
declarou o secretário americano do Tesouro, Henry Paulson, em entrevista à imprensa. Henry Paulson, toda a gente sabe, é socialista. Por isso foi convidado para o governo de George W. Bush (socialista, claro está).
Outro socialista, Ben Bernanke, presidente da Reserva Federal ("Fed", para os amigos, ou seja, o banco central dos EUA), disse que estas são "etapas necessárias" que "vão ajudar a reforçar o mercado americano imobiliário e a promover estabilidade nos mercados financeiros".
E as bolsas, que também são socialistas, até parecem estar a reagir bem. A
nossa e a dos
EUA.
Os liberais da luso-blogosfera são muito parecidos com o que foram em tempos os marxistas: pensam seguindo exclusivamente a sua cartilha. A cartilha é o que é e daí não saem - a realidade que se lixe.
Se estivessem atentos à realidade então se calhar seriam forçados a admitir que de vez em quando a cartilha falha. Que é preciso puxar pelos neurónios e voltar a olhar para a realidade. Quem sabe até, porque não?, pensar um bocadinho.
Fui evidentemente demasiado simpático para os liberais da blogosfera ao dizer que "pensam por cartilha". "Pensar por cartilha", está bem de ver, é uma expressão contraditória nos termos. É assim como descer para cima.