Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

quinta-feira, janeiro 29

Ir à tropa

É sempre a mesma coisa: um homem diz que foi à tropa e aparecem logo não-sei-quantos a dizer o mesmo, e começam a contar histórias. Já vi isto dezenas de vezes - mas não me queixo, note-se. E tem sempre a sua graça ver as caras de enjoados dos outros ao lado. Para mim aquilo foi um banho de realidade. Foi lá que me comecei a aperceber do país em que vivo - o país todo, de Vila Real de Santo António a Lagoaça. Eis dois mails que recebemos sobre o assunto:

"Então e eu: voluntário aos 17 anos, recruta na BA3 (Tancos), curso de Controlador Aéreo na BA2 (Ota) e voluntário para a BA4 (Lajes) durante a I Guerra do Golfo, 4 anitos de peluda a dar sangue pela pátria (mas sem me ressentir muito da hemorragia).
Alex
"

"Também eu tive de ir à tropa. Também eu me diverti, o que pude, apesar de detestar aquela porcaria. Fora 15 meses, entre 89 e 90; nada das mariquices dos 4 meses, que não chegam a estragar nem um bocado da vida de um gajo. Quatro meses de recruta e 11 no Funchal, ao serviço do Centro de Gestão Financeira. Por mim, acabava-se já o SMO e profissionalizava-se a instituição, a ver se passavamos a ter militares mais cultos em vez dos chamados "chicos" de conveniência."
CC


Só duas notinhas

1. A defesa do SMO não é incompatível com a defesa de um sistema de voluntariado competente, para evitar, precisamente, os tais "chicos de conveniência". Com a situação actual de nem carne nem peixe é que não me parece que se vá a algum lado.
2. Não me vou dar ao trabalho de traduzir expressões como "peluda" e "chicos". São coisas cá entre brothers in arms.


|| JPH, 13:32

2 Comments:

jordan shoes
canada goose outlet
vibram five fingers
coach outlet online
oakley sunglasses
skechers shoes
kate spade outlet
christian louboutin

superdry uk
Blogger jeje, at 1:04 AM  
products of nature. If we apply the same definition of 'organic' to gemstones as we do for foods, then technically all untreated and natural gemstones could be described as organic. They also share two things in common: First, they're all products of some form of biological process, either animal or vegetable. Secondly, all organic gems could be .
925 Silver Bracelet
shoulder bags
womens clothing
Blogger hoxn123, at 8:39 AM  

Add a comment