Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

quarta-feira, julho 9

O que as mulheres devem ao sr. Carlos Marcos*

O que as mulheres devem a Karl Marx
Escrito por Revista «O Militante»
01-Jul-2008


"(…) Marx nunca se ocupou da questão das mulheres «enquanto tal» e «em si». Contudo, a sua contribuição é insubstituível, é inteiramente essencial na luta que as mulheres conduzem para conquistar os seus direitos.
Com a concepção materialista da história, Marx não nos forneceu fórmulas acabadas sobre a questão feminina, ele deu-nos uma coisa melhor: um método justo, seguro, para a estudar e compreender. Só a concepção materialista da história nos permitiu situar, com clareza, a luta das mulheres no fluxo do desenvolvimento histórico geral, de aí ver a justificação e os limites históricos à luz das relações sociais gerais, de reconhecer as forças que a animam e a conduzem, os objectivos que persegue, as condições nas quais os problemas levantados podem encontrar solução.

A velha ideia segundo a qual a posição da mulher na família e na sociedade era qualquer coisa de eterno e de imutável, produto de leis morais ou de prescrições divinas, afundou-se para sempre. Tornou-se evidente que, tal como as outras instituições e modos de existência da sociedade, a família estava submetida a um devir contínuo e a uma morte contínua e que, como aquelas, se transformava com as relações económicas e os sistemas de propriedade que lhe estavam na sua base. Ora, é o desenvolvimento das forças económicas produtivas que é o motor desta metamorfose, no sentido que transforma o modo de produção pelo facto de entrar em contradição com a ordem económica e o sistema de propriedade. "

Para saciar toda a sua curiosidade, ler aqui

* Durante a ditadura, com Salazar e Caetano, esse dois democratas, havia quem, nos jornais, escrevesse Carlos Marcos em vez de Karl Marx para iludir a censura. Como também havia tontos com "lápis azul", até resultou algumas vezes.
|| portugalclassificado, 19:03

2 Comments:

Nuno Simas,
Lendo até ao fim, percebe-se que o artigo é de 1903 e da autoria da conhecida militante revolucionária Clara Zetkin. A coisa perde bastante do suposto ridículo.

Nuno Ramos de Almeida
Blogger GÊ OITO, at 11:09 PM  

ان الرائد تقدم افضل الخدمات النزلية في المدينة المنورة بارخص الاسعار يمكنك زيارة التالي للمزيد من المعلومات :

افضل شركة تنظيف منازل بالمدينة المنورة افضل شركة تنظيف منازل بالمدينة المنورة
شركة مكافحة حشرات بالمدينة المنورة شركة مكافحة حشرات بالمدينة المنورة
شركة تنظيف مجالس بالمدينة المنورة شركة تنظيف مجالس بالمدينة المنورة
شركة تنظيف بالمدينة المنورة شركة تنظيف بالمدينة المنورة
Blogger Unknown, at 12:42 AM  

Add a comment