Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

quinta-feira, novembro 24

Conservadores

Quem leu Louis Ferdinand Céline - a Viagem, a Viagem... -, quem se extasiou com a sua escrita, quem o acha o escritor mais revolucionário do século XX, quem sabe que foi ali, naquela escrita, que brotou o melhor Lobo Antunes (que até recebeu uma carta do génio francês, e a guardou, ó inveja, ó máxima inveja!), quem sabe isto tudo e mais alguma coisa não tem de ser anti-semita, como o velho porco genial foi (e pagou por isso e muito bem e morreu na miséria, bem feito, dá aliás para perceber na foto que o homem não envelheceu num ambiente que pudesse chamar de próspero).
Porque se o lermos, ao Céline, sabemos, acima de tudo, que só há dele um livro para ler - a Viagem, a Viagem, sempre a Viagem, que até está muito bem traduzida em português e basta lê-lo num parágrafo dos originais para perceber a trabalheira gigantesca que foi a tradução. O resto que está cá traduzido (Morte a Crédito, Norte, De Castelo em Castelo, De três em pipa, que eu saiba) é paisagem, desvairio total, escrita impossivel de ser lida (o homem só usa pontos de exclamação e reticências, a certa altura deixou de usar pontos finais) . E para já não falar no que não está cá traduzido e ainda hoje continua proibido em França, como as Bagatelas por um Massacre, um panfleto nojento anti-judeus.
Dizia eu: admirar Céline, passar uma vida inteira a proselitar a sua Viagem, ter inclusivamente discos do homem (como eu tenho, com gravações de entrevistas suas na rádio) não é ser anti-semita - não é, não é, não é, não é.

Mas é - isso sim - ser conservador. E moralista.

Pelo que não me admira nada que o segundo maior céliniano da blogosfera (segundo porque o primeiro sou eu), alguém cujo nome até me faz lembrar, vagamente, o meu próprio nome, tenha escrito isto sobre o Bilhete de Identidade. Também já aqui expressei as minhas reservas. Mas, por outro lado, até sou sensível a argumentos em sentido absolutamente contrário. Pelo que concluo, nesta minha indecisão toda - a indecisão de um moralista que resiste a ser apenas aquilo para o qual foi educado - que estou cada vez mais banana. Atirando a toalha ao chão, concedo: o maior, o melhor - o verdadeiro! - céliniano da blogosfera é mesmo o JPG.
|| JPH, 17:58

1 Comments:

zhengjx20160629
adidas nmd
nike sb dunks
louis vuitton purses
cheap louis vuitton handbags
coach outlet store online clearances
louis vuitton purses
louis vuitton purses
toms outlet
true religion outlet
jordan retro 8
fitflop clearance
louis vuitton outlet
kobe 10
gucci outlet
toms shoes
louis vuitton handbags
cheap oakleys
hollister kids
adidas uk
pandora charms
oakley outlet
coach outlet store online clearances
adidas factory outlet
true religion sale
tory burch outlet online
christian louboutin sale clearance
timberland boots
coach outlet
polo ralph lauren outlet
ray bans
kate spade outlet
asics shoes for men
jordan 3 powder blue
coach outlet online
abercrombie outlet
michael kors outlet clearance
christian louboutin sale
michael kors
louis vuitton handbags
polo ralph lauren outlet

Blogger Unknown, at 10:28 AM  

Add a comment