Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

terça-feira, junho 27

O meu actual herói

Neste momento, década de 20 do século com o mesmo número, o meu actual herói vive na Alemanha e está felicíssimo: leva pancada de toda a gente. Dos judeus porque se converteu ao islamismo; dos muçulmanos porque é judeu de nascimento - e, segundo falsamente dizem, do judeu mais rasca que existe, o judeu de Kiev.
Pela mesma razão - ser judeu - leva pancada dos nazis e aparentados. Porque escreveu uma biografia certeiríssima do ditador Estaline (uma das primeiras no mundo inteiro) também leva dos comunistas e até a crítica literária do "mundo livre" acha que ele carregou demasiado nas tintas. Toda a gente - não há quem não lhe dê.
Ele (na foto) sorri e não responde: os seus livros vendem como pãezinhos.
Lev Nussimbaum, aliás Essad Bey, aliás Kurban Said, nasceu não se sabe bem onde. Parece que foi num combóio algures entre Zurique e Baku (capital do Azerbaijão), filho de uma russa revolucionária e de um magnata judeu do petróleo. Ele e o pai fugiram de Baku quando vieram os bolcheviques, desaguando em Berlim. A história da mãe é um mistério - parece que se suicidou. Já vos disse para lerem O Orientalista? Sim? Então I shall say this only twice: leiam O Orientalista.
|| JPH, 14:40

0 Comments:

Add a comment