Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

terça-feira, janeiro 23

Defender sabe-se lá o quê

Cara Sofia,

Devo dizer que neste "caso Esmeralda" não tenho uma ideia minimamente formada sobre de que lado está a razão (e até admito, em tese, que pode estar dos dois lados). Provavelmente estou a confessar um crime grave - na blogosfera é raro o que se atreve a dizer que sobre o assunto A ou B não pensa coisa nenhuma ou (pior ainda) que nem sabe bem o que pensar. Sei que para si de nada servirá dizer que no meu jornal não escrevi uma linha que fosse sobre o assunto e nem é provável que o venha a fazer.

Feito a introdução, vamos ao que me interessa no seu post. A certa altura escreveu: "Ao contrário do que a Fernanda Câncio afirma, todas as notícias [bold meu] que foram veiculadas pela comunicação social, escrita e falada, foram absolutamente tendenciosas na forma como falaram da situação, apresentando o pai biológico como um estupor sem coração, a mãe biológica como uma desgraçada que tenta salvar a filha, os pais adoptantes como anjos caídos do céu e o colectivo de juízes como algozes, que administram o mal absoluto."

Para já os meus parabéns: leu "todas as notícias" que já se escreveram sobre o assunto. É obra. E nem uma se safou da sua taxativa sentença: todas "absolutamente tendenciosas". Dito isto, peço-lhe um favor: podia-me indicar, SFF, pelo menos meia dúzia de notícias (já não peço em "todas", para lhe facilitar a tarefa) "absolutamente tendenciosas" sobre o assunto. E, já agora, justificar porque as considerou assim.

Sei que, segundo a mais douta blogosfera, fica mal aos jornalistas defenderem o seu trabalho quando acham que estão a ser injustamente criticados. Não é suposto, dizem, acusando-nos de "arrogância", "corporativismo", "autismo", etc. Se puder evitar esses epítetos, que me fazem sempre lembrar as reacções salivantes dos cãezinhos do Pavlov quando lhes tocavam uma campaínha, agradecia. Não me leve a mal.

Seu,

João Pedro Henriques
|| JPH, 12:10

0 Comments:

Add a comment